Categoria: Notícias
Data de publicação: abril 27, 2018

Koppert apresentou na Exporest bioinseticida para controle de pragas em florestas

A Koppert do Brasil marcou presença entre os dias 11 e 13/4 na Expoforest – Feira Florestal Brasileira, que foi realizada este ano em Santa Rita do Passa Quatro/SP. Nascida há dez anos, desde 2011 ela se tornou a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento do próprio evento, a Expoforest assumiu em 2014 o posto de maior feira florestal das Américas. A edição 2018 contou com mais de 250 expositores e público visitante superior a 25 mil pessoas.

Uma equipe de profissionais da Koppert esteve nos três dias da feira demonstrando em seu espaço um inovador e eficiente produto aliado para o manejo de pragas em florestas plantadas: o Boveril, indicado, entre outras finalidades, para o controle biológico do gorgulho-do-eucalipto (Gonipterus scutellatus), praga que causa muitos prejuízos em áreas de reflorestamento. O novo produto também controla outras duas pragas que afetam esses sistemas florestais: o psilídeo de concha (Glycaspis brimblecombei) e o percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus).

O gorgulho-do-eucalipto é um inseto desfolhador, que tanto no seu estado larvar como adulto, consome as folhas, sobretudo as mais jovens, podendo causar desfolhas severas. Associado às perdas de crescimento resultantes da desfolha, vêm os estragos provocados pelos adultos, ao alimentarem-se do caule principal, causando malformações no tronco e reduções da altura do eucalipto.

“Temos hoje no Brasil sete milhões de hectares de área com florestas plantadas. Só o eucalipto representa cerca de 60% desse total”, destaca André Francisco Cerignoni, coordenador da área comercial de florestas da Koppert do Brasil. Ele explica que a integração do Controle Biológico no Manejo Integrado de Pragas (MIP) em florestas plantadas reduz a aplicação de defensivos químicos, o que é fundamental para que as empresas do setor de celulose e carvão obtenham as certificações mais importantes do mercado. “Diferente do que se pensa, o Controle Biológico nesse tipo de sistema florestal é mais antigo que aquele feito na agricultura”, lembra o representante da Koppert.

Segundo Cerignoni, a tecnologia atual permite aplicações aéreas dos defensivos biológicos em florestas plantadas por meio de aviões tripulados e helicópteros, porém em algumas áreas ainda se faz necessária a liberação com o uso de tratores.

O Boveril é um bioinseticida de alta eficiência seletivo aos inimigos naturais, isto é, não traz problemas ao meio ambiente, aos animais e à saúde humana. O produto também é uma excelente opção para realizar o conceito de MIP. Os princípios ativos do Boveril são conídios do fungo Beauveria bassiana, que germinam na superfície do inseto-praga (no caso, por exemplo, do gorgulho-do-eucalipto), penetrando em seu tegumento, colonizando-o internamente. A liberação de toxinas no interior deste inseto reduz sua mobilidade até a morte.

“Esta foi a primeira vez que a Koppert participou da Expoforest. A presença da empresa na feira consolidou um evento que realizamos em janeiro passado, um workshop sobre florestas, e que reuniu as principais empresas do setor e instituições de pesquisa. Recebemos em nosso espaço clientes e demonstramos que estamos prontos para atendê-los com um leque amplo de produtos micro e macrobiológicos, com destaque para o Boveril em relação ao controle de pragas florestais. Tivemos a presença também de pequenos produtores interessados em conhecer mais sobre o manejo com Controle Biológico. Tudo isso foi muito positivo”, destacou Cerignoni.

Além dele, estiveram presentes ao evento pela Koppert a consultora de desenvolvimento de mercado Sônia Masumi Yamamoto

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.