Partners with Nature

    Notícias

    Tecnobio Cana foi realizado em Ribeirão Preto com apoio da Koppert

    Um dos mais importantes e inovadores eventos voltados para o Controle Biológico de pragas agrícolas e florestais do país, o Tecnobio chegou à sua 6ª edição no dia 15 de agosto, quando profissionais de renome no segmento estiveram reunidos para um dia de palestras em Ribeirão Preto (SP).

    Para a edição 2018 o evento teve uma grande novidade, já que desde 2013 a abordagem ficava aberta ao Controle Biológico em diversas culturas. “Por se tratar do principal pólo canavieiro do Brasil, Ribeirão sediará o Tecnobio Cana a partir de agora em função do interesse regional nesta cultura. E tem mais uma novidade: outras regiões do país irão receber em breve também o Tecnobio, cada evento com foco na cultura principal ou mais importante para aquela parte do Brasil, como grãos, frutas, café e hortaliças entre outras”, explica Jaqueline Antonio, gerente de comunicação e marketing da Koppert do Brasil, uma das empresas patrocinadoras do Tecnobio.

    O segmento de Controle Biológico cresce nos cinco últimos anos a uma taxa média de 20% em território nacional. “Empresas como a Koppert e a BUG Agentes Biológicos registraram crescimento ainda maior, chegando a 30% ao ano desde 2013”, destaca Jaqueline.

    Os grupos organizadores do Tecnobio – Occasio e G.bio – informam que o Brasil já possui cerca de 100 produtos biológicos registrados para controle de pragas agrícolas e florestais, de um total de 350 existentes em todo o mundo, com o número de empresas também crescente. Um dos objetivos do evento é trazer anualmente atualizações para os produtores rurais sobre as últimas inovações e tecnologias desenvolvidas em Controle Biológico.

    Entre as palestras desta edição do Tecnobio Cana, tiveram destaque as apresentações de Alexandre De Sene Pinto, um dos idealizadores do evento e que também atua como consultor do Koppert do Brasil além de ser professor e pesquisador do Centro Universitário “Moura Lacerda”, que tratou do tema “Manejo biológico de pragas da cana-de-açúcar”; e também de Luciano Olmos Zappelini, gerente de produção da Koppert, que falou sobre “Uso de microorganismos em solo de canavial”.

    PREMIAÇÃO – Ao final do evento o engenheiro agrônomo e gerente comercial em cana da Koppert do Brasil, Vinícius Lopes Lourenço, foi agraciado com o 1º Prêmio Profissional Destaque 2018. “O Vinícius foi escolhido esse ano para ganhar o prêmio em função do trabalho dele com a extensão do Controle Biológico. Apesar de ser da área comercial, ele foi um grande contribuinte para disseminar e difundir a tecnologia de Trichogramma e, posteriormente, de microorganismos em solo. Vale lembrar que ele, quando começou, estava trabalhando com cinco usinas e depois de alguns anos já são 130. Então, para mim, ele é um dos melhores profissionais que nós temos no Brasil, hoje, nessa área”, elogia Alexandre De Sene Pinto, um dos criadores do Tecnobio.

    Lopes começou o trabalho com Controle Biológico ainda na BUG Agentes Biológicos em 2014. A empresa foi adquirida pela Koppert em dezembro de 2017. “Hoje, temos a maior equipe do Brasil na cultura de cana e fazemos o trabalho de assistência mais completo que o segmento já viu. É muito especial ser reconhecido por um trabalho que é feito com dedicação e foco. Quem trabalha com Controle Biológico sabe das dificuldades em transferir conhecimento, mudar a cultura estabelecida e concretizar grandes negócios. Acredito em venda com muita parceria e acompanhamento técnico, afinal não existe mais o vendedor e sim a venda técnica e assistida. Agradeço à Koppert por me proporcionar uma equipe incrível, com profissionais capazes de transferir todo esse conhecimento com resultados efetivos”, explica e destaca o gerente premiado.

    Tecnobio Cana foi realizado em Ribeirão Preto com apoio da Koppert
    Tecnobio Cana foi realizado em Ribeirão Preto com apoio da Koppert
    Tecnobio Cana foi realizado em Ribeirão Preto com apoio da Koppert
    Tecnobio Cana foi realizado em Ribeirão Preto com apoio da Koppert