Categoria: Notícias
Data de publicação: julho 22, 2024

Artigo: Ep. 35 - Inovação e tendências em biodefensivos

Por Renata Maron:

“O SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) é considerado um sucesso. É um modelo inovador, que une empresa e universidade. No caso, a Koppert com a USP, foi um projeto muito bem feito, planejado e arquitetado pela agência de fomento do estado de São Paulo, a FAPESP. Tivemos a honra de sermos convidados a formar o primeiro SPARCBio” - Danilo Pedrazzoli, Diretor Industrial Koppert América do Sul.

“O SPARCBio traz para o brasileiro uma mensagem muito clara de que é possível ligar a universidade às empresas com benefício para a inovação no país. Esse SPARCBio está concentrado na Esalq, o que nós pretendemos fazer é um Conselho de Inovação Nacional que vai pensar mais o futuro do controle biológico e de toda essa questão de proteção de plantas mais próxima dos processos naturais” - Dr. Evaldo Ferreira Villela, mestre em entomologia pela Esalq.

No episódio 35 do Koppert Biotalks destacamos inovação, tendência e o futuro do controle biológico

Nossos convidados apresentaram as ferramentas atuais e tecnologias que estão por vir do campo da empresa bem como da academia (universidade).

Começamos a conversa com o mestre em entomologia pela Esalq/Usp, Dr. Evaldo Ferreira Villela e o Diretor Industrial Koppert América do Sul, Danilo Pedrazzoli, destacando o case de sucesso SPARCBio.

O SPARCBio é um centro de pesquisa avançado, criado por uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Koppert e a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

O centro tem como objetivo desenvolver tecnologias agrícolas sustentáveis, com foco na pesquisa, produtos e tecnologias para o controle de pragas e doenças em agricultura tropical. A grande missão é levar aos agricultores brasileiros tecnologias, competitividade e gerar uma agricultura mais sustentável e responsável.

“Já temos várias tecnologias que saíram do SPARCBio. A mais importante é o principal produto para o controle de uma grande praga do milho. É um modelo inovador para o setor de controle biológico e agora, em função do sucesso, nós vamos renovar por mais 5 anos. Ou seja, a fase 2 do SPARCBio. A gente vai ter uma sede própria da SPARCBio, dentro da Esalq”, informou Danilo Pedrazzoli.

O movimento contínuo de desenvolvimento de pesquisas e apresentação de novas tecnologias ao produtor rural é fundamental para o sucesso da atividade

“A gente que já trabalha na área há mais de 20 anos, vemos uma grande perspectiva e demanda do setor. O setor carece de tecnologia para que tenha não só segurança alimentar, mas diminuição de resíduos e aumento de produtividade, que é o grande foco do agricultor”, explica Pedrazzoli.

Atualmente está no radar da companhia e da Esalq o trabalho que vai auxiliar no direcionamento do setor, a criação do Conselho Nacional de Inovação.

“O Conselho de Inovação vem principalmente neste sentido, trazendo diferentes líderes de diferentes setores para nos ajudar a pensar o que nós estamos fazendo hoje e nós também falarmos de futuro, oportunidades e necessidades futuras para que elas possam ser transformadas em linhas de pesquisa e isso possa gerar tecnologias e novos produtos para daqui 1, 2, 5, 10 ou 20 anos”, destaca Danilo.

“As empresas se aproximarem das universidades dá uma relevância enorme para nós. Veja o exemplo de Piracicaba (SP). Então é um ganha ganha. O mais importante é beneficiar a sociedade com o que a universidade faz”, afirma Dr. Evaldo.

Acompanhe o episódio completo pelas nossas plataformas.

Precisa de ajuda?
Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.