Categoria: Notícias
Data de publicação: março 13, 2024

Biológicos: a chave para o manejo eficaz da cigarrinha-do-milho

A cigarrinha-do-milho é uma praga de grande desafio para os produtores, causando significativas perdas de produtividade e impactando diretamente o retorno econômico das lavouras. Espalhada desde o sul ao norte do país, essa praga é um problema crônico que afeta quase todas as regiões onde o cultivo de milho é presente, inclusive no Paraguai.

O controle da cigarrinha-do-milho requer estratégias eficientes e sustentáveis. É nesse contexto que um manejo integrado com produtos biológicos, como o fungo entomopatogênico Octane (Isaria fumosorosea 1296) da Koppert, desempenha um papel fundamental.

Além de contribuir para um manejo mais equilibrado e sustentável, o Octane quebra a resistência da praga, ajudando a manter sua população sob controle. “Hoje a Koppert tem uma ferramenta que vem revolucionando muito bem o mercado, para poder contribuir com o produtor para o manejo dessa praga”, diz Marcelino Brito, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Koppert Brasil, se referindo ao bioinseticida no combate à cigarrinha-do-milho. Essa estratégia combinada com outras medidas, como um tratamento de semente adequado, a escolha de híbridos tolerantes e a programação da janela de plantio, contribui para minimizar os danos causados pela praga.

Vale ressaltar que o Octane, aplicado de acordo com a presença da praga, oferece uma solução eficaz não apenas para o controle da cigarrinha, mas também para outras pragas como tripes, ácaro-rajado, cochonilha-da-roseta, psilídeo-de-concha e psilídeo, sendo versátil em diversas culturas onde essas pragas são encontradas.

De acordo com Maurício Pasini, Consultor e Pesquisador, com a incorporação de um manejo integrado com o Octane, os produtores podem experimentar uma melhoria significativa na produtividade e na lucratividade de suas lavouras. “Cada saca de manejo investido resulta em um retorno econômico de 5 a 10 sacas de liquidez, e isso está relacionado, principalmente, à manutenção da população baixa da praga durante o desenvolvimento da cultura”, acrescenta Pasini.

Diante desse cenário, fica evidente que os biológicos são uma ferramenta essencial para o manejo integrado de pragas, oferecendo uma alternativa eficaz e sustentável para os desafios enfrentados pelos produtores no controle da cigarrinha-do-milho.

Quer saber mais? Acesse o canal da Koppert no YouTube e confira todas as soluções e conteúdos voltados ao manejo de milho

Atenção:

Você está no site Koppert do Brasil.
O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.