Partners with Nature

    Notícias

    Fórum Brasileiro de Biodefensivos

    Koppert participou do 1º Fórum Brasileiro de Biodefensivos que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções Pullman, em São Paulo. O diretor comercial Gustavo Herrmann abriu o Fórum como presidente da Associação Brasileira de Controle Biológico ABCBio e Sjoerd Van der Ent, o Gerente de P & D Micro da Koppert Holanda, ministrou a palestra

    "Desafios no desenvolvimento de soluções efetivas e economicamente viáveis"

    O crescimento global do uso de biodefensivos evidencia a importância da adoção desta ferramenta de proteção no Brasil. De 2005 a 2014, as vendas do mercado de controle biológico cresceram U$ 500 milhões para U$ 2 bilhões e a projeção é que este número dobra até 2020.

    Os biodefensivos são importantes para todos os agentes das cadeias produtivas, nas culturas agrícolas e até mesmo no gado, devido aos inúmeros benefícios que oferecem.

    Produtores que optam por usar biodenfensivos tem muitas vantagens em termos de segurança e flexibilidade na aplicação. O controle biológico também complementa produtos químicos no manejo integrado de pragas, minimizando a resistência a pragas em diferentes culturas. No caso de frutas, vegetais e ornamentais, o controle biológico é muitas vezes a principal escolha para a proteção das culturas.

    Em relação às principais vantagens da indústria, o desenvolvimento de um novo produto biológico é consideravelmente menor que o de um produto químico, e o uso de biológicos também pode servir para prolongar a vida útil do produto químico.

    Em relação ao mercado, embora os consumidores não exijam especificamente alimentos geridos com controle biológico, a demanda por alimentos mais naturais, saudáveis, sustentáveis e orgânicos está crescendo. Desta forma, tanto o mercado doméstico (e principalmente) o mercado internacional pressiona para a redução de resíduos químicos nos alimentos, o que implica na adoção de insumos alternativos, como biodefensivos.

    Além de todas as vantagens que os biodefensivos oferecem aos elos da cadeia e ao agronegócio como um todo, eles também são benéficos para o meio ambiente e para a saúde humana.

    Os temas apresentados foram considerados determinantes para o fortalecimento do controle biológico, sendo eles: aspectos regulatórios, desenvolvimento, tecnologia, manejo integrado de pragas, percepção dos produtores e mercado consumidor.

    Fórum Brasileiro de Biodefensivos